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Ethikkommission

Mit technischer und wissenschaftlicher Unabhängigkeit verfügt die Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny über ein beratendes Gremium – das Ethikkomitee – dessen Aufgabe es ist, Aspekte ethischer und bioethischer Natur in Bezug auf Ausbildung, Pflege und klinische Forschung zu reflektieren und zu äußern Projekte im Gesundheits-/Pflegebereich.

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Dieses beratende Gremium verfügt über allgemeine und spezifische Befugnisse, die es ihm ermöglichen, Stellungnahmen, Berichte oder Empfehlungen abzugeben, um Integrität, wissenschaftliche Strenge, Gerechtigkeit und Achtung der Menschenwürde zu fördern. 

OBJETIVOS

a) Incrementar o desenvolvimento de competências pedagógico didáticas e digitais com vista a uma maior qualidade na docência e sucesso das aprendizagens no Ensino Superior onde o reconhecimento da importância da formação contínua do corpo docente é fundamental. A capacitação pedagógica do corpo docente assenta na promoção de workshops, seminários e cursos de desenvolvimento profissional, tanto internos quanto externos, proporcionando às e aos docentes o conhecimento e as ferramentas necessárias para aplicar novas metodologias ativas de ensino;

 

b) Sensibilizar para a promoção do bem-estar na relação pedagógica e os seus efeitos para a autoconfiança, motivação e sucesso académico das e dos estudantes;

 

c) Promover a inovação pedagógica nas IES, dotando-as de recursos e equipamentos tecnológicos atuais e a integração efetiva da tecnologia educativa nas áreas não tecnológicas. Embora estas áreas não se concentrem na tecnologia, a utilização de ferramentas digitais pode enriquecer significativamente a experiência de aprendizagem;

 

d) Fomentar o contínuo desenvolvimento de uma rede inter-regional de instituições de Ensino Superior, orientada para uma comunidade profissional de aprendizagem no âmbito de inovação neste nível de ensino;

 

e) Desenvolver nas IES condições favoráveis à implementação de novas abordagens de ensino, com o objetivo de melhorar a aprendizagem das e dos estudantes, especialmente nas áreas não tecnológicas, através de uma estratégia bem articulada e multifacetada;

 

f) Fomentar o diálogo, a partilha e a reflexão crítica a respeito da prática e situações pedagógicas no Ensino Superior, onde a avaliação contínua e a reflexão sobre as práticas de ensino são essenciais. As IES continuarão a promover uma cultura de feedback construtivo, onde equipa docente e estudantes possam partilhar as suas experiências e perceções sobre as metodologias de ensino, assim como a equipa docente entre si. Este processo de avaliação contínua permite não só a melhoria constante das práticas pedagógicas, mas também assegura que as necessidades das e dos estudantes estão a ser efetivamente atendidas;

 

g) Apoiar o desenvolvimento de sinergias, através da criação de espaços de aprendizagem que fomentem a interação e a colaboração. As salas de aula devem ser adaptadas para permitir diferentes configurações, favorecendo trabalhos em grupo, discussões em círculo ou atividades práticas.

COORDDENADOR

Universidade Lusíada (Fundação Minerva – Cultura-Ensino e Investigação Científica)

https://pedagogia21.ulusiada.pt/ 

PARCEIROS

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