Centro de Excelência de Inovação Pedagógica | PEDAGOGIA XXI
O consórcio “Pedagogia XXI” compreende 25 instituições de ensino superior (IES), as quais se assumem como entidade copromotoras, distribuídas de Norte a Sul de Portugal continental e da Região Autónoma da Madeira (com distribuição por distritos como Aveiro, Braga, Faro, Funchal, Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu).
Agrega IES que atuam nas mais diversas áreas científicas, designadamente ao nível da Saúde, do Desporto, da Psicologia, da Educação e das Ciências Sociais e Humanas.
O consórcio constitui-se como um Centro de Excelência de Inovação Pedagógica, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ao abrigo do Investimento RE-C06-i07 — Impulso Mais Digital, submedida «Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior — Criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica.
Através da mobilização da comunidade escolar que integra as diferentes instituições do Consórcio, este Centro de Excelência de natureza multi e interdisciplinar apresenta como visão a promoção da excelência e da qualidade das aprendizagens, numa permanente dialética com a inovação, moldando um futuro sustentável para a educação no Ensino Superior.
OBJETIVOS
a) Incrementar o desenvolvimento de competências pedagógico didáticas e digitais com vista a uma maior qualidade na docência e sucesso das aprendizagens no Ensino Superior onde o reconhecimento da importância da formação contínua do corpo docente é fundamental. A capacitação pedagógica do corpo docente assenta na promoção de workshops, seminários e cursos de desenvolvimento profissional, tanto internos quanto externos, proporcionando às e aos docentes o conhecimento e as ferramentas necessárias para aplicar novas metodologias ativas de ensino;
b) Sensibilizar para a promoção do bem-estar na relação pedagógica e os seus efeitos para a autoconfiança, motivação e sucesso académico das e dos estudantes;
c) Promover a inovação pedagógica nas IES, dotando-as de recursos e equipamentos tecnológicos atuais e a integração efetiva da tecnologia educativa nas áreas não tecnológicas. Embora estas áreas não se concentrem na tecnologia, a utilização de ferramentas digitais pode enriquecer significativamente a experiência de aprendizagem;
d) Fomentar o contínuo desenvolvimento de uma rede inter-regional de instituições de Ensino Superior, orientada para uma comunidade profissional de aprendizagem no âmbito de inovação neste nível de ensino;
e) Desenvolver nas IES condições favoráveis à implementação de novas abordagens de ensino, com o objetivo de melhorar a aprendizagem das e dos estudantes, especialmente nas áreas não tecnológicas, através de uma estratégia bem articulada e multifacetada;
f) Fomentar o diálogo, a partilha e a reflexão crítica a respeito da prática e situações pedagógicas no Ensino Superior, onde a avaliação contínua e a reflexão sobre as práticas de ensino são essenciais. As IES continuarão a promover uma cultura de feedback construtivo, onde equipa docente e estudantes possam partilhar as suas experiências e perceções sobre as metodologias de ensino, assim como a equipa docente entre si. Este processo de avaliação contínua permite não só a melhoria constante das práticas pedagógicas, mas também assegura que as necessidades das e dos estudantes estão a ser efetivamente atendidas;
g) Apoiar o desenvolvimento de sinergias, através da criação de espaços de aprendizagem que fomentem a interação e a colaboração. As salas de aula devem ser adaptadas para permitir diferentes configurações, favorecendo trabalhos em grupo, discussões em círculo ou atividades práticas.
COORDDENADOR
Universidade Lusíada (Fundação Minerva – Cultura-Ensino e Investigação Científica)
PARCEIROS
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Universidade Lusíada (Fundação Minerva – Cultura – Ensino e Investigação Científica);
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ATLÂNTICA - Instituto Universitário e ESSATLA - Escola Superior de Saúde Atlântica (EIA - Ensino, Investigação e Administração, S.A.);
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Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia);
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Escola Superior de Saúde de Santa Maria (Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora);
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Escola Superior de Saúde do Alcoitão (Santa Casa da Misericórdia da Lisboa);
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Escola Superior de Saúde do Norte da Cruz Vermelha Portuguesa;
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Escola Superior de Tecnologias de Fafe e Escola Superior de Educação de Fafe (Instituto Europeu de Estudos Superiores - I.E.E.S., Lda.);
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Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte; Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul; Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu; Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada e Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu (Instituto Piaget, Cooperativa para o Desenvolvimento Humano Integral e Ecológico, CRL);
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Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (FACULTAS - Gestão de Estabelecimentos de Ensino Superior, S.A.);
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Instituto Superior de Serviço Social do Porto (Cooperativa de Ensino Superior de Serviço Social, CRL);
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Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto (ITA - Instituto de Tecnologias Avançadas para a Formação, Lda.);
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IPSN - Instituto Politécnico de Saúde do Norte e IUCS - Instituto Universitário de Ciências da Saúde (CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Universitário e Politécnico, CRL);
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ISAVE - Instituto Superior de Saúde (SINTDEI, Lda. - Sociedade Internacional de Desenvolvimento, Ensino e Investigação, Lda.);
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ISCE Douro - Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e ISCE - Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (Pedago - Sociedade de Empreendimentos Pedagógicos);
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UMAIA - Universidade da Maia e IPMAIA - Instituto Politécnico da Maia (Maiêutica - Cooperativa de Ensino Superior, CRL);
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Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny (Província Portuguesa da Congregação de São José de Cluny).
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